sábado, 30 de janeiro de 2010

Vende-se honestidade?

“Quando se estabelece na honestidade, todas as preciosidades lhe são oferecidas.”
– Yoga Sutra – Capítulo II (Versos ou Caminho da Prática), aforismo 37

Passei muitos anos de minha vida economizando, para um dia poder como muitos brasileiros ter meu próprio transporte. Uma luta que se contada leva um bom tempo do ouvinte, cada situação que a gente passa vale a pena quando enfim conseguimos o que se deseja.

Minha carteira de motorista foi assim! Juntei cada centavo para poder dar entrada na documentação do Detran de minha cidade durante alguns anos. Aquele dia, para mim pelo menos era o marco de passagem ao mundo das responsabilidades.

Tudo ia bem, documentos e taxas em ordem. Até que na hora da foto para o documento, lá na sala de espera, ouvi o funcionário queixar-se da vida.
- Rapaz... se não fosse por mim esse computador não estava funcionando...esse pessoal ai todo ia ficar sem carteira... aqui demora chegar o dinheiro do governo....

O senhor que estava em minha frente, disse logo em seguida:
- Sim, mas não está funcionando? O que você fez?
O funcionário logo então emendou:
- Tirei do próprio bolso o dinheiro para o conserto. É pensando no pessoal ai todo...Se o senhor pudesse pelo menos deixar o da merenda... Só para ajudar!

Eu era o próximo da fila, e consequentemente o próximo a ser abordado pela conversa informal. Na minha vez, sorri e mostrei minha carteira vazia, aleguei que tudo o que eu tinha já havia sido gasto com a papelada toda.

"Quem sabe numa outra oportunidade! Sem problema...". Disse o funcionário.
Fiquei surpreso, pensativo e incomodado com aquela situação. Não vou fazer aqui nenhum discurso a favor dos bons modos e costumes éticos e etc... Mas fico me perguntando quantas vezes aquilo já aconteceu e quem de fato já deu uma "ajudinha" ao rapaz "trabalhador".
Será que honestidade vende-se por ai?

Um comentário:

JORNALISMO ANTENADO disse...

Oi Christian, adorei o bloger viu!
Meu amigo essa situação que passou infelizmente é a mais puta realidade. Outro dia numa balada fui abordada por um rapaz e ficamos horas conversando, ele da policia civil, me contou algusn eprrengues que já tinha passado. Lá pelas tantas ele me conta com a cara mais deslavada do mundo que "recebia" dos rapazes que vendes CDs e DVDs piratas em minha cidade, para não apreeender a mercadoria deles e ainda brincu dizendo "Ah que são 2 mil por mês pra eles?Pra mim complementa meu salário." Nem preciso dizer que ali quaisquer chance que tivesse comigo foram perdidas, porque fiquei indignada com a cara de pau dele de achar esse procedimento normal.
Se honestidade estivesse a venda ,deveria ser encontrada em qualquer estabelecimento para que todos tivesse acesso. Parabéns pelo bloger e post.
Beijos e põen esse blogger pra seguir lá o J. A.

Márcia Canêdo

Marcha pela PAZ!

Siga-nos no VOOZ